top of page
  • Foto do escritorPortal Entre Elas

O Tempo

Muitas vezes ao olhar para trás, pode-se ver quanto o tempo ensinou, emocionou e te fez alguém melhor


Por Lizandra Souza

“A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.

Quando se vê, já são seis horas!

Quando se vê, já é sexta-feira!

Quando se vê já é natal...

Quando se vê já terminou o ano...

Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.

Quando se vê passaram 50 anos!

Agora é tarde demais para ser reprovado...

Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.

Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...

Seguraria o amor da minha vida que está a minha frente e diria que eu o amo...

E tem mais, não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.

Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.

A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará. ”


Mario Quintana, poeta, tradutor e jornalista brasileiro em um de seus clássicos poemas escreveu sobre o tempo, nos motivando a refletir sobre quanto tempo o tempo tem.


A minha sensação é que quando você nasce, um cronômetro é ligado e a partir daí a vida é contada num medidor que você não pode parar, reiniciar ou voltar. E o tempo então, passa a controlar a sua vida sem que você perceba, ele vai passando, passando, passando...


Muitas vezes ao olhar para trás, pode-se ver quanto o tempo ensinou, emocionou e te fez alguém melhor, te presenteando com ricas experiências, momentos de alegria e também de tristeza que te fizeram amadurecer e crescer.


E ao olhar para o futuro que você ainda deseja viver, talvez você possa se perguntar:

o que eu estarei fazendo e vivendo daqui a 5 anos? E daqui a 10 anos? Quantos anos eu terei? Estarei trabalhando no mesmo ramo? Morando na mesma casa? Frequentando os mesmos lugares? Como estará a minha saúde? E os meus relacionamentos, família, amigos? O que terei aprendido de novo? Como estará meu equilíbrio emocional e espiritual? Que viagens, culturas, comidas e pessoas terei conhecido? O que terei conquistado? Quanto estarei ganhando? Quem estará ao meu lado?


Essas são perguntas que, ao responder, poderão trazer enorme clareza sobre o que de fato, você está fazendo com o seu tempo hoje que te levará às respostas ideais para os próximos anos.


Já sabemos que perdemos muito tempo com coisas que não agregam e nem ensinam, por exemplo: TV, redes sociais, filmes, novelas, séries, jogos e outras coisas que só você pode avaliar. Some as horas que você dedica a essas coisas e pense como você poderia aproveitar melhor o tempo para se capacitar, meditar, escrever suas ideias, executar seus sonhos, brincar com seus filhos, amar as pessoas que te amam, se dedicar a uma nova atividade, ajudar alguém que conta com você, conhecer novos lugares, visitar pessoas queridas, fazer novos amigos, cuidar da saúde física e emocional e tantas outras coisas.


Te convido a refletir sobre como você tem gerenciado o cronômetro da sua vida de forma a fazer dele o seu aliado e assegurar que lá no final, quando te perguntarem o que você gostaria de ter feito na sua vida, você não responda que gostaria de ter tido mais tempo.


Viva hoje intensamente sem perder o foco dos seus objetivos. Você vai se distrair em algum momento, mas esteja presente para rapidamente voltar e seguir nas coisas que realmente valem a pena viver nesse tão breve TEMPO.



0 comentário

Comentarios


bottom of page