top of page
  • Foto do escritorPortal Entre Elas

Foco - O caminho do sucesso

Ter foco significa ter um objetivo, estabelecer um planejamento, ser organizado e ter persistência para atingir as metas


Pra subir uma montanha, você vai precisar dar o primeiro passo.

E para dar o primeiro passo, você vai precisar focar naquilo que deseja e se manter conectado a esse desejo, sem perder o foco.


Mas o que é foco?

Por definição, foco é o ponto para o qual converge alguma coisa.

A expressão “ter foco” significa ter um objetivo, estabelecer um planejamento, ser organizado e ter persistência para atingir as metas e alcançar o que se pretende.


E vamos ser sinceros, depois da popularização da internet, nossa capacidade de focar nunca mais foi a mesma. O uso de computadores e celulares nos levou a pensar de forma acelerada, reduzindo a capacidade de concentração em uma só tarefa.


Você sabia que, cada vez que interrompemos uma atividade para dar uma olhadinha no whatsapp, por exemplo, nosso cérebro vai precisar de cerca de 12 minutos para se concentrar novamente na tarefa que estava sendo executada? Agora imagine esse tempo de retomada para cada olhadinha que você dá no celular, quanto tempo você perde ao longo do dia.


Te convido a pensar, o que tem tirado o seu foco? Internet (redes sociais, apps, sites desnecessários), televisão, relacionamento, fofocas, desorganização, problemas pessoais, procrastinação, falta de objetivos concretos?

O que tem tirado você do caminho do sucesso?

O que está atrasando o seu desenvolvimento como um todo?


É certo que as distrações são inevitáveis e surgem de toda parte, dentro e fora de nossa mente, fazendo cair nossos níveis de motivação, persistência e comprometimento. Quando nosso foco não está desenvolvido, nossos padrões de comportamento se tornam prejudiciais, limitando nossos estados emocionais.


Segundo Steve Jobs, foco é dizer NÃO!

O foco consiste em ter um objetivo e trabalhar com disciplina e continuidade para conquistar o que se planejou e para isso, muitas vezes se faz necessário mudar algumas atitudes e hábitos, dizendo NÃO para algumas coisinhas, como situações e pessoas que te distanciam das suas metas.


Dentro do processo de Coaching, trabalhamos com o coachee (cliente) esse planejamento de forma bem detalhada, começando com a identificação da sua situação atual e seus pontos de melhoria, comportamentos e crenças que precisam ser eliminados e as competências técnicas e emocionais que precisam ser desenvolvidas. A partir daí, passamos ao próximo passo que é definir seu objetivo. Feito isso, é hora de identificar tudo aquilo que tira sua concentração e te impede de alcançar os resultados e o sucesso que se almeja.

Tanto para a vida profissional como para a vida pessoal, a regra é a mesma, você precisará assumir novos hábitos e ter comportamentos compatíveis com o estilo de vida que deseja conquistar.


Se não sabe por onde começar, procure ajuda de um profissional Coach para otimizar o seu tempo e acelerar seus resultados.


Lembre-se, para subir uma montanha você vai precisar dar o primeiro passo. Inicie sua jornada com pequenas ações, esteja comprometido e empenhado a atingir resultados extraordinários para a sua vida.


Comece já a sua transformação e não se esqueça de comemorar cada vitória.



0 comentário

Comments


bottom of page