top of page
  • Foto do escritorPortal Entre Elas

Autoestima, autoimagem e autoconceito

Autoestima é a maneira como você entende a sua autoimagem e autoconceito


Por Lizandra Souza

Olá, mulher extraordinária.

Espero que esteja tudo bem com você.


Hoje vamos dar continuidade ao tema da semana passada sobre autoestima e sua relação com o espelho.


É importante falarmos que a autoestima é a maneira como você entende a sua autoimagem juntamente com o seu autoconceito, ou seja, tem muito a ver com a forma como você se sente internamente, o que acaba por ser externado através da imagem que você comunica ao mundo.


Pois bem, quero te ajudar a mudar isso e elevar a sua estima pessoal ao mais alto grau.

Para começar, quero deixar uma ferramenta poderosa de Coaching para você, sugiro que pegue papel e caneta e comece a trabalhar agora:


1- Faça uma lista de tudo que você pode dizer que TEM em sua vida. (Você pode colocar tudo o que desejar e essa lista pode ser do tamanho que você quiser).


2- Faça uma lista de tudo que você pode FAZER com aquilo o que você já tem.


3- Agora a partir das listas anteriores, liste tudo que você pode SER.


4- Faça uma lista de tudo que falta você TER ou conquistar.


5- Liste o que falta você FAZER para conquistar os itens da lista anterior.


6- Liste o que falta você SER, para fazer e ter o que ainda te falta.


Muito bem! Feito isso, eu te convido a olhar para essas listas e tirar suas próprias conclusões sobre a sua vida e diga para você mesma, como você pode se estimar ainda mais.


Acredito que um bom primeiro passo seja AGRADECER pela vida, por suas bênçãos diárias, pelas pessoas que a cercam e ajudam, por suas qualidades pessoais, por ser quem você é, e por tudo mais que desejar. Mantenha essa prática a todo o instante. A gratidão possui uma frequência muito alta que nos leva a conexão profunda com Deus, nos mantendo mais alegres e felizes.


Invista tempo de qualidade para realizar coisas que você gosta e que lhe dão prazer: caminhar, ir ao teatro, pegar um cinema, sair com amigas, ou que acrescentem sabedoria, talvez aprender uma nova habilidade, não importa o que seja, desde que seja para se divertir e estar feliz.


Seja carinhosa consigo mesma, cuidando da higiene externa do corpo, cabelos, pele e unhas, mas também fazendo sua higiene interna, cuidando da mente. Cuide da qualidade dos seus pensamentos e dos sentimentos, eles têm o poder de cocriar a nossa realidade, portanto esteja atenta ao que você sente.

Procure silenciar a mente através de práticas como Yoga ou meditação, elas são excelentes opções para aumentar a sua percepção, equilíbrio, concentração e criatividade.


Entenda que todas as experiências pelas quais você passou, tanto as boas quanto as ruins foram responsáveis por trazer você até aqui. Portanto, perdoe alguém que por ventura lhe tenha feito algum mal e sobretudo, perdoe-se a si mesma.

Deixe os erros no passado e traga para o presente as lições tiradas. Sinta-se merecedora de coisas boas e extraordinárias.


Tudo que você precisa para se amar a cada dia mais já lhe foi concedido. Agora está em suas mãos a decisão de olhar para dentro de si e tirar tudo aquilo que já não serve mais e descobrir o verdadeiro tesouro que está escondido aí, a sua essência divina e perfeita.

Você nasceu para fazer algo de bom e especial com tudo que há em você, exatamente do jeitinho que você é. Deus não erra e nem se engana.


Sorria e viva intensamente com a sua autoestima nas alturas!




0 comentário

Comments


bottom of page