top of page
  • Foto do escritorPortal Entre Elas

Sinais Que Você Precisa De Um Tricologista



Queda de cabelo? Coceira no couro cabeludo? Caspa? Fios muito oleosos? Quando o assunto é diagnóstico e cura de doenças do cabelo e do couro cabeludo, os profissionais especializados na área são chamados de tricologistas. São profissionais que estudam e aplicam conhecimentos que favorecem a saúde dos cabelos e do couro cabeludo.

A tricologia estuda tudo relacionado ao couro cabeludo, ao cabelo e aos pelos. O termo vem das palavras em grego thricos (cabelo) e logos (estudo). As pesquisas começaram em 1902.

Sendo capaz de fazer análises profundas, a fim de encontrar soluções para algumas condições que alteram a estrutura e o aspecto dos fios, como caspa, quebra e queda, calvície, infecções, fungos etc., a especialidade tem bastante importância, não só por abordar assuntos estéticos, que envolvem a autoestima, mas, sobretudo, por ser um campo relacionado à saúde. Por exemplo, você sabia que existem cerca de 2.500 motivos que podem levar a problemas com perda dos fios?



De acordo com o tricologista, cabeleireiro e cosmetólogo Tharik Bonomo, quando o assunto estiver relacionado a problemas e preocupações com o couro cabeludo, fios e pelos, é possível ir atrás de um tricologista. Isso pode envolver muitas condições, como:

• coceira; • irritação; • ardor; • vermelhidão; • descamação; • cabelos fracos; • excesso de pelos; • fungos; • infecções; • afinamento dos fios; • inflamação; • oleosidade excessiva; • diminuição do volume capilar; • espinhas no couro cabeludo; • demora no crescimento dos fios; • reação alérgica a cosméticos capilares.

O especialista em tricologia explica alguns dos sinais mais comuns em que você precisa procurar um tricologista: Calvície: “Parte mais conhecida e mais procurada da tricologia, seja ela masculina ou feminina, hereditária ou por outras causas (autoimune, por exemplo).” indaga Tharik Bonomo;

Caspa: Também conhecida como dermatite seborreica, a caspa é uma descamação e irritação no couro cabeludo. “Apesar de o conhecimento popular falar que ela ocorre devido à oleosidade do cabelo, existem outros motivos também, como estresse, disfunção hormonal, má alimentação e fungos. Portanto, nem sempre um shampoo anticaspa resolverá o problema.” esclarece o tricologista.



Queda de cabelo: A tricologia diagnostica e trata da perda de cabelo e pêlos durante a quimioterapia ou por causa nutricional, entre outras;


Quebra dos fios: Procedimentos químicos em exagero e feitos de maneira incorreta alteram as fibras capilares e podem causar muitos danos, como fios quebrados. Dependendo do estado das madeixas, é importante fazer uma análise mais apurada, a fim de saber em que parte exatamente da estrutura do fio está o dano. Isso fará com que o paciente possa fazer um tratamento mais direcionado.


Danos capilares causados por tratamentos químicos e físicos: Entre eles estão as tinturas e colorações, alisamentos e pranchas;


Doenças no couro cabeludo: “A tricologia não se resume a tratar as doenças dos fios, ela também age no combate a doenças que acometem o couro cabeludo. Como por exemplo: a dermatite seborreica, popularmente conhecida como caspa, a psoríase, infecções por fungos (micoses) e parasitas.” explica o tricologista Tharik.


Doenças genéticas que afetam as hastes foliculares dos fios de cabelo;


Alopecias cicatriciais: Tharik Bonomo finaliza ressaltando outro importante grupo de doenças a tricologia age no combate a doenças como: o lúpus de couro cabeludo, o líquen plano pilar, a alopecia fibrosante frontal, a alopecia central centrífuga, a foliculite decalvante e a foliculite dissecante.



Mais Sobre Tharik Bonomo: Atuando na área de beleza há 18 anos, me considero profissionalmente focado e inovador. Como profissional da área da Estética e Cosmetologia tenho como foco o estudo da tricologia, juntamente com os ativos para este fim. Proatividade e persistência também são características presentes.


Experiência como Cabeleireiro e Maquiador em Jacques Janine. Gestor, Cabeleireiro e Esteticista em Tharik Bonomo Salon & Estetic.

Pós graduação em Tricologia e Terapia Capilar -- FACUMINAS

Pós graduação em Biomedicina Estética -- FAVENI Pós graduação em Cosmetologia Avançada - Faculdade Futura Tecnólogo em Estética e Cosmética - Universidade Santo Amaro -UNISA Curso Técnico de Cabeleireiro - Centro Técnico Dayana Ribeiro - ES, e não parou os estudos por aí, está no último ano de Bacharelado em Biomedicina.


0 comentário

Comments


bottom of page