top of page
  • Foto do escritorPortal Entre Elas

Setembro Amarelo

Escolhido no Brasil o mês para prevenção ao suicídio




Desde 2015, o CVV - Centro de Valorização a Vida, o CFM - Conselho Federal de Medicina e a ABP - Associação Brasileira de Psiquiatria firmaram parceria para trazer informações sobre o fenômeno do suicídio, bem como orientação quanto a prevenção.


O Suicídio é considerado caso de Saúde Pública.

Segundo a OMS - Organização Mundial de Saúde a cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida no mundo.


"Figurando como a segunda principal causa de mortes entre indivíduos na faixa etária de 15 a 29 anos, 96% dos casos de suicídio estão relacionados à problemas de transtornos mentais não tratados ou tratados inadequadamente". José Bertolote


Nesta perspectiva a depressão está entre os transtornos que mais contribuem para a ocorrência do suicídio.


No Brasil em 2010 a OMS contabilizou 5,7 mortes por suicídio para cada 100 mil habitantes, já em 2016 foram registrados 6,1 ocorrências de suicídios para cada 100 mil habitantes no país.

Dados também alarmantes apontam que entre a população adolescente (na faixa etária dos 15 aos 19 anos) a ocorrência do suicídio foi a segunda principal causa de mortes de meninas, ficando atrás somente para mortes por complicações na gravidez precoces e partos difíceis, próprios nesta fase da vida.


O Brasil aparece num ranking de crescimento em relação ao mundo, por isso a importância da conscientização e de políticas públicas em saúde mental de populações declaradamente vulneráveis, bem como programas de prevenção em instituições de ensino, empresas entre outras.


Enfim, falar sobre suicídio, ao contrário do que sempre se pensou, não estimula a ocorrência do mesmo, a fala aberta e livre sobre doença e saúde mental, pode ser fator preventivo.


Falemos de suicídio!




Valdirene Nunes da Costa

Psicóloga Clínica Cognitivo-Comportamental pós Graduanda em Psicologia da Saúde

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa SP - CRP: 06/130933


Whatsapp: (11) 95997-6246

Instagram: @valnunes02

0 comentário

コメント


bottom of page