top of page
  • Foto do escritorPortal Entre Elas

Cobertura de Pele: Aplicação dos Produtos



Amiga, vamos falar um pouco das formas de aplicação dos produtos de cobertura de pele.

Basicamente, temos 3 formas de aplicação: esponjas, pincéis e dedos.

Como Profissional Maquiadora evito a utilização das mãos, pois a temperatura do meu corpo e o toque podem estimular a produção de oleosidade na pele. Além disso, temos várias opções de "ferramentas" que funcionam muito bem e são muito mais higiênicas.


ESPONJAS


As esponjas permitem a aplicação de bases, corretivos e pós, no geral acumulam mais produto e oferecem mais cobertura do que os pincéis. É necessário cautela pois podem "pesar" na produção. Existem vários tipos de texturas, formatos e tamanhos, facilitando a aplicação em áreas de difícil acesso como ao redor dos olhos.


Esponjas de látex absorvem menos produtos, ideais para produtos cremosos. Esponjas de espuma ou veludo funcionam melhor com produtos em pó.

Com batidinhas leves são ótimas para dar acabamento e polimento na pele, tirando as marcas da aplicação.


PINCÉIS


Não conheço nenhum maquiador que não seja louco por pincéis! O fato é que cada vez mais surgem pincéis diferentes para facilitar a nossa vida e deixar a maquiagem mais limpa e natural.


Não vou falar sobre todas as opções porque são muitas e como estamos focando em automaquiagem, não há necessidade de terem muitos.


Os pincéis de pele são os maiores, para aplicação de bases o mais tradicional é o língua de gato, que tem esse nome pelo formato parecido com uma língua mesmo.

Com ele, você consegue espalhar produtos cremosos em todo o rosto. Existem a versão deste pincel menor, ideal para aplicação de corretivos.

Os pincéis fofos e gordinhos são usados para aplicação de pós, eles depositam menos produtos e espalham com facilidade na pele.

O Duo Fiber possui duas fibras diferentes, geralmente em 2 cores, é um pincel de polimento, você pode aplicar produtos cremosos ou em pó com ele fazendo movimentos circulares polindo a pele, tirando qualquer marca da aplicação.


DEDOS


Na automaquiagem é muito comum usarmos os dedos para aplicação dos produtos pela praticidade mesmo. Espalhar uma base com as mãos é válido, mas cuidado com o acabamento para não ficar com a pele manchada ou mascarada.


Se você aplicou a base com as mãos, utilize pelo menos uma esponja ou um pincel duo fiber para polir e dar acabamento.


Se for passar o corretivo com os dedos, prefira utilizar o anelar, que é mais fraquinho e você conseguirá dosar a força dando batidinhas suaves para espalhar o produto uniformemente.

Atenção: os pós não devem ser utilizados com os dedos.


Claro que todos esses "macetes" de aplicação você vai pegando com a prática. Às vezes o que é melhor pra mim nem sempre será mais prático pra você. O importante é o resultado final, obter uma cobertura uniforme que fique o mais natural possível, do tipo "acordei assim linda".


Importante!!!


Esponjas e pincéis devem ser higienizados porque o acúmulo de produtos vai ser o ambiente perfeito para a proliferação de fungos e bactérias. O ideal é que se lave as esponjas todas as vezes após o uso com água e sabonete bactericida, deixando secar antes de guardar. Para os pincéis, pode-se lavar da mesma forma ou utilizar os higienizadores a base de álcool para eliminar qualquer resíduo. Sei que na correria do dia é difícil seguirmos essas orientações mas são de extrema importância e a limpeza deve ser feita com frequência.


Maquiagem não "estraga" a pele, o que prejudica é a utilização de materiais infectados na aplicação, além da falta de cuidados ao retirar a maquiagem no final do dia.







0 comentário

Comments


bottom of page